Bíblia do CaminhoAntigo Testamento

Índice Página inicial Próximo Capítulo

2º Livro dos Reis   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 8

(Versículos e sumário)

8 Eliseu porém falou àquela mulher, cujo filho ele ressuscitara, dizendo: Levanta-te, vai tu e a tua família, e sai do teu país por onde quer que puderes; porque o Senhor chamou a fome, e ela virá sobre a terra por sete anos.

2 Levantou-se ela, e fez conforme o que o homem de Deus lhe tinha dito; e indo com toda a sua família, peregrinou largo tempo na terra dos Filisteus.

3 Passados que foram os sete anos, voltou a mulher da terra dos Filisteus; e foi ter com o rei a reclamar pela sua casa, e pelas suas fazendas.

4 Falava pois o rei com Giezi, criado do homem de Deus, dizendo: Conta-me todas as maravilhas que Eliseu tem feito.

5 E referindo ele ao rei como Eliseu tinha ressuscitado um morto, apareceu a mulher, cujo filho ele tinha ressuscitado reclamando ao rei pela casa, e pelas suas fazendas. E disse Giezi: Ó rei meu senhor, esta é a mulher, e este é o seu filho, que Eliseu ressuscitou.

6 E perguntou o rei à mulher; e ela lho contou. E o rei lhe deu um eunuco, dizendo: Faze-lhe restituir tudo o que é seu, e todos os réditos de suas fazendas desde o dia em que ela deixou a terra até o presente.

7 Veio também Eliseu a Damasco, e Benadad, rei da Síria, estava doente; e avisaram-no, dizendo: O homem de Deus é chegado aqui.

8 E disse o rei a Hazael: Toma contigo presentes, e vai ao encontro do homem de Deus, e consulta por ele o Senhor, dizendo: Se eu poderei escapar desta minha doença.

9 Foi pois Hazael encontrar-se com o homem de Deus, levando consigo presentes, e tudo o mais precioso de Damasco, que faziam as cargas de quarenta camelos. E tendo-se apresentado a Eliseu, disse: Teu filho Benadad, rei da Síria, me enviou a ti, dizendo: Se poderei sarar desta minha doença?

10 E Eliseu respondeu: Vai, dize-lhe: Sararás; mas o Senhor me mostrou que ele morrerá certamente.

11 E ficou parado com Hazael, e se turbou até corar pelo rosto; e o homem de Deus chorou;

12 E Hazael lhe disse: Por que choras meu senhor? E Eliseu lhe respondeu: Porque sei quantos males virás tu a fazer aos filhos de Israel. Queimarás as suas cidades fortes, e passarás à espada os seus mancebos; e machucarás as suas crianças, e rasgarás pelo meio o ventre das prenhadas.

13 E Hazael lhe disse: Quem sou eu teu servo, senão um cão para fazer tão grandes coisas? E Eliseu respondeu: O Senhor me mostrou que tu serás rei da Síria.

14 Ele, depois de deixar Eliseu, voltou para seu amo, o qual lhe disse: Que te disse Eliseu? E ele lhe respondeu: Disse-me que recobrarás a saúde.

15 E ao outro dia, pegou Hazael num pano, e molhou-o em água, e o estendeu sobre o rosto do rei; e morto ele, reinou Hazael em seu lugar.

16 No ano quinto de Jorão, filho de Acab, rei de Israel, e de Josafat; rei de Judá, reinou Jorão, filho de Josafat, rei de Judá.

17 Tinha trinta e dois anos, quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém.

18 Ele andou pelos caminhos dos reis de Israel, como tinha andado a casa de Acab; porque a filha de Acab era sua mulher; e ele obrou o mal diante do Senhor.

19 Mas o Senhor não quis perder inteiramente a Judá, por causa de David seu servo, conforme a promessa que lhe tinha feito, que lhe daria uma lâmpada luzente a ele, e a seus filhos para sempre.

20 Em tempo do seu reinado se rebelou Edom para não estar debaixo do jugo de Judá, e constituiu para si um reino.

21 E veio Jorão a Seir com todas as suas carroças; e saiu de noite, e bateu os Idumeus, que o tinham cercado, e aos comandantes das carroças, mas o povo fugiu para as suas tendas.

22 Separou-se pois Edom para não estar sujeito a Judá até ao dia de hoje. Então se rebelou também Lobna.

23 O resto das ações de Jorão, e tudo o que fez, se acha escrito no livro dos anais dos reis de Judá.

24 E Jorão adormeceu com seus pais, e foi sepultado com eles na cidade de David, e em seu lugar reinou seu filho Ocozias.

25 No ano duodécimo de Jorão, filho de Acab, rei de Israel, subiu ao trono Ocozias, filho de Jorão, rei de Judá.

26 Tinha Ocozias vinte e dois anos, quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Athalia, filha de Amri, rei de Israel.

27 E ele andou nos caminhos da casa de Acab; e obrou o mal diante do Senhor como a casa de Acab; porque era genro da casa de Acab.

28 Ele marchou também com Jorão, filho de Acab, a pelejar contra Hazael, rei da Síria, em Ramoth de Galaad, e os Sírios feriram a Jorão;

29 O qual voltou a Jezrahel, para se curar; porque os Sírios o tinham ferido em Ramoth, pelejando contra Hazael rei da Síria. E Ocozias, filho de Jorão, rei de Judá, veio a Jezrahel para visitar a Jorão, filho de Acab, porque estava lá doente.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir