Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 31

(Versículos e sumário)

31 Os Filisteus porém pelejavam contra os Israelitas; e à vista dos Filisteus fugiram os Israelitas, e morreram muitos deles no monte de Gelboé.

2 E os Filisteus investiram com Saul, e com seus filhos, e mataram a Jônathas, e Abinadab e Melquisua, filhos de Saul.

3 E todo o peso do combate caiu sobre Saul; e alcançaram-no os flecheiros, e estes o feriram mui gravemente.

4 E disse Saul para o seu escudeiro: Desembainha a tua espada, e atravessa-me com ela; para que não venham estes incircuncidados, e me tirem a vida, escarnecendo de mim. Mas o seu escudeiro o não quis fazer; porque se apoderou dele um excessivo terror; tomou pois Saul a sua espada, e deixou-se cair sobre ela.

5 O que vendo o seu escudeiro, que Saul era morto, lançou-se também ele mesmo sobre a sua espada, e morreu ao pé dele.

6 Morreu pois Saul e seus três filhos, e o seu escudeiro, e todos os que se achavam junto à sua pessoa naquele dia.

7 Vendo porém os Israelitas, que estavam da banda d’além do vale, e além do Jordão, que tinham fugido os Israelitas, e que era morto Saul, e seus filhos, desampararam as suas cidades e fugiram; e vieram os Filisteus, e se estabeleceram nelas.

8 Ao outro dia porém vieram os Filisteus despojar os mortos, e acharam a Saul e seus três filhos estirados no monte de Gelboé.

9 E cortaram a cabeça a Saul e despojaram-no das armas; e enviaram por toda a terra dos Filisteus, para que se publicasse esta notícia no templo dos seus ídolos, e entre os povos.

10 E puseram as armas de Saul no templo de Astaroth, e penduraram o seu corpo no muro de Bethsan.

11 Como os habitantes de Jabés de Galaad souberam tudo o que os Filisteus tinham feito a Saul,

12 Saíram todos os mais valentes, e marcharam toda a noite, e tiraram o cadáver de Saul, e os cadáveres de seus filhos do muro de Bethsan; e voltaram para Jabés de Galaad, e ali os queimaram;

13 E tomaram os seus ossos, e sepultaram-nos no bosque de Jabés, e jejuaram sete dias.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir