Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 27

(Versículos e sumário)

27 E disse David no seu coração: Por fim em algum dia virei a cair nas mãos de Saul; não é logo melhor que eu fuja, e me salve no país dos Filisteus, para que Saul perca de todo as esperanças, e cesse de me buscar por todas as terras de Israel? Fugirei portanto das suas mãos.

2 E partiu David, e se foi com os seus seiscentos homens, para Aquis, filho de Maoch, rei de Geth.

3 E habitou David com Aquis em Geth, ele e os seus; cada um com as suas famílias; e David com as suas duas mulheres, Aquinoão de Jezrael, e Abigail, mulher que foi de Nabal do Carmelo.

4 E foi Saul avisado de que David se tinha retirado a Geth, e não cuidou mais em o buscar.

5 David porém disse a Aquis: Se eu achei graça diante dos teus olhos, dá-me lugar em uma das cidades deste país, onde eu habite; pois a que fim assistirá o teu servo contigo na cidade real?

6 Aquis pois lhe deu naquele dia a Siceleg; e deste modo veio Siceleg aos reis de Judá, até ao dia d’hoje.

7 E o tempo que morou David nas terras dos Filisteus, foi o de quatro meses.

8 E David saía com a sua gente, e faziam presas sobre Gessuri, e Gerzi, e sobre os Amalecitas; porque estas aldeias eram antigamente habitadas naquela terra, desde o caminho de Sur até à terra do Egito.

9 E David matava tudo quanto encontrava no país, sem deixar com vida nem homem nem mulher; e tirando as ovelhas, e os bois, e os vestidos, voltava, e vinha para Aquis.

10 E Aquis lhe perguntava: Para que parte fizeste tu hoje a correria? Respondia-lhe David: Para o Meio-dia de Judá, e para o Meio-dia de Jerameel, e para o Meio-dia de Ceni.

11 Não deixava David com vida nem homem, nem mulher, nem trazia nenhum a Geth, dizendo: Não suceda que falem contra nós. Assim é que David se portava; e esta foi a sua determinação por todo o tempo que habitou entre os Filisteus.

12 Aquis pois se confiava de David, dizendo: Ele tem feito grandes males a Israel seu povo; por isso estará sempre a meu serviço.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir