Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 21

(Versículos e sumário)

21 Porém David veio para Nóbe, para o pontífice Aquimelech; e Aquimelech se espantou da vinda de David, e disse-lhe: Como vens tu só, e ninguém vem contigo?

2 E David respondeu ao pontífice Aquimelech: O rei me deu uma ordem, e disse: Não saiba ninguém a causa por que eu te enviei, nem que mandados são os que te dei. E por isso também eu disse a meus criados que me esperassem em tal e tal lugar.

3 Agora pois se tens à mão alguma coisa, ainda que não sejam senão cinco pães, dá-mos, ou qualquer outra coisa que achares.

4 E respondendo o pontífice a David, disse-lhe: Eu não tenho à mão pães de leigos, mas somente o pão santo; se todavia os moços estão limpos, principalmente no que toca a mulheres?

5 E David respondeu ao pontífice, e disse: No tocante a mulheres, certamente; desde ontem e anteontem que partimos, não nos temos chegado a elas, e os vasos dos criados foram santos; é verdade que este caminho não é puro, mas também ele será hoje purificado com os vasos.

6 Deu-lhe pois o pontífice do pão santificado, porque não havia ali pão, senão os pães da proposição, que tinham sido tirados da presença do Senhor, para se porem outros quentes.

7 Achava-se então ali dentro do tabernáculo do Senhor certo homem dos criados de Saul, o qual se chamava Doeg Idumeu, o mais poderoso dos pastores de Saul.

8 Disse porém, David a Aquimelech: Tens acaso aqui à mão uma lança, ou uma espada? porque eu não trouxe comigo a minha espada, nem as minhas armas; porque a ordem do rei era apertada.

9 E respondeu o pontífice: Eis ali está a espada de Golias o Filisteu, a quem tu mataste no Vale do Terebintho, está embrulhada num pano detrás do efod;  n se a queres levar, leva-a. Porque não há outra senão esta. E David disse: Não há outra como esta, dá-ma cá.

10 Levantou-se pois David, e fugiu naquele dia da presença de Saul; e foi refugiar-se em casa de Aquis, rei de Get;

11 E os criados de Aquis lhe disseram tendo visto a David: Acaso não é este David o rei da terra? Não é este aquele a quem cantavam nas danças públicas, dizendo: Saul matou mil, e David dez mil?

12 Considerou porém David estas palavras no seu ânimo, e teve muito medo de Aquis, rei de Geth.

13 E demudou o seu rosto diante deles, e deixava-se cair entre as suas mãos, e dava com a cabeça pelos postigos das portas, deixava correr a saliva pela barba.

14 E disse Aquis aos seus criados: Bem vistes que este homem está louco; porque o trouxestes à minha, presença?

15 Acaso faltam-nos loucos, porque introduzistes a este, para fazer loucuras na minha presença? Que me metêsseis em casa um tal homem?



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir