Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 12

(Versículos e sumário)

12 E disse Samuel a todo o Israel: Bem tendes visto, que eu vos ouvi em tudo o que me dissestes, e que estabeleci rei sobre vós.

2 E já o rei vai adiante de vós; eu porém envelheci e estou cheio de cãs; meus filhos porém estão convosco; tendo pois vivido entre vós desde a minha mocidade até este dia, aqui me tendes presente.

3 Declarai agora diante do Senhor, e diante do seu cristo, se eu tomei o boi, ou o jumento de alguém; se imputei a alguém falsos crimes, se o oprimi com violência, se aceitei presentes da mão de algum; e eu me desfarei hoje dele, e vo-lo restituirei.

4 E eles responderam: Tu não nos caluniaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma da mão de ninguém.

5 E Samuel lhes disse: O Senhor pois é testemunha hoje contra vós, e o seu cristo também testemunha de que vós não achastes na minha mão coisa alguma. E responderam: É testemunha.

6 E Samuel disse ao povo: O Senhor que fez a Moisés e a Arão, e que tirou a nossos pais da terra do Egito.

7 Agora pois apresentai-vos, para eu vos acusar diante do Senhor, do mal que tendes correspondido a todas as misericórdias que vos fez a vós, e a vossos pais;

8 Como Jacob entrou no Egito, e vossos pais clamaram ao Senhor; e o Senhor enviou a Moisés e a Arão, e tirou a vossos pais do Egito; e os colocou neste país.

9 Os quais se esqueceram do Senhor seu Deus, e os entregou nas mãos de Sisara, general do exército de Hasor, e nas mãos dos Filisteus, e nas mãos do rei de Moab, os quais pelejaram contra eles.

10 Mas depois clamaram ao Senhor, e disseram: Pecamos porque deixamos o Senhor, e servimos a Baal  e a Astarot;  agora pois livra-nos da mão de nossos inimigos, e servir-te-emos.

11 E o Senhor enviou a Jerobaal, e a Badan, e a Jefthe, e a Samuel, e vos livrou da mão de vossos inimigos que vos rodeavam, e habitastes sem receio.

12 Vendo porém que Naás, rei dos filhos de Ammon, tinha vindo contra vós, vós me dissestes: Não por certo, mas um rei nos governará; quando o Senhor vosso Deus governava sobre vós.

13 Agora pois aí tendes o vosso rei, que escolhestes, e pedistes; eis-aí vos deu o Senhor um rei.

14 Se temerdes ao Senhor, e o servirdes, e ouvirdes a sua voz, e não exasperardes o rosto do Senhor; tanto vós como o rei que vos governa, ireis após o Senhor vosso Deus;

15 Se porém não ouvirdes a voz do Senhor, e vos fizerdes rebelde à sua palavra, será a mão de Senhor sobre vós, e sobre vossos pais.

16 Mas também adverti agora, e considerai bem esta grande coisa, que o Senhor vai a fazer diante dos vossos olhos.

17 Não é este agora o tempo da sega do trigo? pois eu invocarei o Senhor, e enviará trovões e chuvas; e sabereis, e vereis que fizestes um grande mal para vós diante do Senhor, pedindo um rei sobre vós.

18 Clamou pois Samuel ao Senhor, e o Senhor enviou naquele dia trovões e chuvas.

19 E todo o povo temeu sobremaneira ao Senhor e a Samuel, e todo o povo disse a Samuel: Roga ao Senhor teu Deus pelos teus servos, para que não morramos; porque a todos os nossos pecados ajuntamos o mal de pedirmos um rei.

20 E Samuel disse ao povo: Não temais, vós fizestes todo este mal; ainda assim não deixeis de seguir o Senhor, mas servi-o de todo o vosso coração.

21 E não vos desvieis seguindo as coisas vãs, que não vos aproveitarão; nem vos livrarão, porque são vãs.

22 E o Senhor por causa do seu grande nome não desamparará o seu povo; porque o Senhor jurou fazer de vós o seu povo.

23 Longe de mim pois este pecado contra o Senhor, que eu cesse de orar por vós, e eu vos mostrarei um caminho bom e direito.

24 Temei pois ao Senhor, e servi-o em verdade, e de todo o vosso coração; porque vós tendes visto as maravilhas que tem obrado entre vós.

25 Se porém perseverardes na malícia; assim vós como vosso rei perecereis juntamente.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir