Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 11

(Versículos e sumário)

11 Quase um mês depois sucedeu que Naás Ammonita saiu em campanha, e começou a combater a Jabés de Galaad. E todos os habitantes de Jabés disseram a Naás: Faze aliança conosco, e nós te seremos sujeitos.

2 E Naás Ammonita lhes respondeu: A aliança que eu farei convosco, será tirar-vos todos os olhos direitos, e fazer-vos o opróbrio de todo o Israel.

3 E os anciãos de Jabés lhe disseram: Concede-nos sete dias, para nós enviarmos mensageiros por todos os limites de Israel; e se se não achar quem nos defenda, entregar-nos-emos a ti.

4 Vieram pois os mensageiros a Gábaa, onde estava Saul, e referiram estas palavras, ouvindo-as o povo; e todo o povo levantou a voz, e se pôs a chorar.

5 E eis que Saul vinha do campo, atrás dos seus bois, e disse: Que tem o povo para chorar? E lhe contaram a mensagem dos habitantes de Jabés.

6 E o espírito do Senhor se apoderou de Saul ao ouvir esta mensagem, e se acendeu o seu furor sobremaneira.

7 E tomando os dois bois, os fez em quartos, e os mandou por mão duns mensageiros a todas as terras de Israel, dizendo: Assim é que se fará aos bois de todos aqueles que se não puserem em campanha e que não seguirem a Saul e a Samuel. Entrou pois no povo o temor do Senhor, e saíram como se fossem um só homem.

8 E passou-lhes Saul revista em Bezech; e acharam-se trezentos mil homens da tribo de Judá.

9 E disseram aos mensageiros, que tinham vindo: Direis assim aos habitantes de Jabés de Galaad: Amanhã sereis socorridos, quando o sol aquentar. Vieram pois os mensageiros, e deram a notícia aos habitantes de Jabés, que se alegraram.

10 E disseram: Amanhã nos renderemos a vós; e fareis de nós o que bem vos parecer.

11 E sucedeu que ao outro dia pela manhã, dividiu Saul o povo em três partes; e ao apontar do dia entrou pelo meio do campo, e deu de rijo sobre os Ammonitas até que o sol começou a aquentar; e os que escaparam foram desmantelados, de sorte que não ficaram deles dois juntos.

12 E disse o povo de Samuel: Quem são os que disseram: Saul não reinará sobre nós? Dai-nos para cá esses homens, e matá-los-emos.

13 Porém Saul disse: Hoje não se há de matar ninguém, porque no dia de hoje o Senhor salvou Israel.

14 E disse Samuel ao povo: Vinde, e vamos a Galgala, e renovemos lá a eleição do rei.

15 Partiu pois todo o povo para Galgala; e aclamaram ali por seu rei a Saul na presença do Senhor em Galgala, e imolaram ali vítimas pacíficas na presença do Senhor. E Saul, e todos os Israelitas se alegaram ali por extremo.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir