Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 10

(Versículos e sumário)

10 Tomou pois Samuel uma pequena redoma de óleo, e a derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: eis aqui te ungiu o Senhor por príncipe sobre a sua herança, e tu livrarás o seu povo da mão de seus inimigos, que o cercam. E este será o sinal de que Deus te ungiu príncipe.

2 Quando te apartares de mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel nos termos de Benjamim, na parte austral, e eles te dirão: As jumentas que tu tinhas ido buscar, já se acharam; e teu pai não se lembrando mais delas, todo o seu cuidado é por vós, e diz: Que farei eu por meu filho?

3 E logo que partires daí, e passares adiante, e chegares ao carvalho de Thabor, encontrarás aí três homens, que vão adorar a Deus em Bethel, levando um três cabritos, e o outro três tortas de pão, e o outro uma quarta de vinho;

4 E depois de te saudarem, te darão eles dois pães, e tu os receberás das suas mãos.

5 Depois virás ao outeiro de Deus, onde há uma guarnição de Filisteus; e quando entrares na cidade, encontrarás um rancho de profetas descendo do alto, precedidos de saltérios, e de tambores, e de flautas, e de cítaras, e eles profetizando.

6 E o espírito do Senhor se apoderará de ti, e tu profetizarás com eles, e ficarás mudado noutro homem.

7 Quando pois te acontecerem todos estes sinais faze tudo o que achar a tua mão; porque o Senhor é contigo.

8 E descerás primeiro que eu a Galgala, (porque eu irei ter contigo) para ofereceres um sacrifício, e para imolares hóstias pacíficas; e esperarás sete dias, até que eu venha ter contigo, e te declare o que deves fazer.

9 Tanto pois que Saul deu costas deixando a Samuel, Deus lhe mudou o coração, e todos estes sinais aconteceram no mesmo dia.

10 E chegaram ao outeiro sobredito, e eis que se encontrou com ele um bando de profetas; e o espírito do Senhor se apoderou de Saul, e ele profetizou no meio deles.

11 Todos os que o tinham conhecido pouco antes, vendo que ele estava com os profetas, e que profetizava, diziam entre si: Que é o que aconteceu ao filho de Cis? Porventura Saul é também profeta?

12 E um respondeu ao outro, dizendo: E quem é o pai destes outros? por isso passou em provérbio, o dizer-se; Porventura Saul é também profeta?

13 E cessou de profetizar, e foi Saul para o alto.

14 E um tio paterno de Saul lhe disse a ele, e ao seu criado: Aonde fostes? Eles lhe responderam: Fomos em busca das jumentas, e como as não achássemos, fomos ter com Samuel.

15 E seu tio lhe disse: Dize-me, que é o que te disse Samuel?

16 E Saul respondeu a seu tio: Disse-nos que se tinham achado as jumentas. Mas não descobriu a seu tio nada do que Samuel lhe tinha dito tocante ao reino.

17 E convocou Samuel o povo diante do Senhor em Masfa;

18 E disse aos filhos de Israel: eis aqui o que diz o Senhor Deus de Israel: Eu sou o que tirei do Egito a Israel, e que vos livrei da mão dos Egiptanos, e do poder de todos os reis que vos afligiam.

19 Mas vós rejeitastes hoje o vosso Deus que foi o que só vos salvou de todos os vossos males, e tribulações; e dissestes: Não há de ser assim; mas constitui um rei sobre nós. Agora pois ponde-vos diante do Senhor pelas vossas tribos, e famílias.

20 E sorteou Samuel todas as tribos de Israel, e caiu a sorte sobre a tribo de Benjamim.

21 E deitou sortes sobre a tribo de Benjamim, e sobre suas famílias, e caiu a sorte sobre a família de Metri, e enfim chegou até Saul, filho de Cis. Buscaram-no pois, e não o acharam.

22 E depois disto consultaram ao Senhor se porventura ele viria para ali. E o Senhor respondeu: Está certamente escondido em casa.

23 Foram pois correndo e trouxeram-no de lá; e ele se pôs no meio do povo, e viu-se que era mais alto que todo o povo do ombro para cima.

24 E disse Samuel a todo o povo: Vós bem vedes a quem o Senhor escolheu, porque não há em todo o povo quem lhe seja semelhante. E todo o povo o aclamou, e disse: Viva o rei.

25 Pronunciou pois Samuel diante do povo a lei do reino, e a escreveu num livro e o depositou diante do Senhor; e despediu Samuel todo o povo, cada um para a sua casa.

26 E voltou também Saul para Gábaa a sua casa, e foi com ele uma parte do exército, que eram aqueles cujos corações Deus tinha tocado.

27 Os filhos porém de Belial disseram: Acaso poder-nos-á este salvar? E o desprezaram, e não lhe fizeram presentes; mas Saul dissimulava, como se os não ouvisse.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir