Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 7

(Versículos e sumário)

7 Vieram pois os de Cariathiarim, e transportaram a arca do Senhor, e puseram-na em casa de Abinadab em Gábaa; e santificaram a seu filho Eleazar, para que guardasse a arca do Senhor.

2 E sucedeu que desde o dia em que a arca do Senhor repousou em Cariathiarim, se passaram muitos dias (pois havia já vinte anos) e toda a casa de Israel descansou seguindo ao Senhor.

3 Falou pois Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se vós tornais de todo o vosso coração para o Senhor, botai fora do meio de vós os deuses estrangeiros, Baal  e Astarot;  e preparai os vossos corações para o Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará da mão dos Filisteus.

4 Lançaram pois fora os filhos de Israel a Baal e a Astarot, e serviram só ao Senhor.

5 E Samuel disse: Convocai em Masfath a todo o Israel, para eu orar por vós ao Senhor.

6 E se ajuntaram em Masfath; e tiraram água, e a entornaram diante do Senhor, e jejuaram aquele dia, e disseram no mesmo lugar: Pecamos contra o Senhor. Samuel porém julgou os filhos de Israel em Masfath.

7 E os Filisteus ouviram que os filhos de Israel se tinham ajuntado em Masfath, e os príncipes dos Filisteus subiram contra Israel. O que tendo sabido os filhos de Israel, temeram o encontro dos Filisteus.

8 E disseram a Samuel: Não cesses de clamar por nós ao Senhor nosso Deus, para que nos salve da mão dos Filisteus.

9 Samuel pois tomou um cordeiro que ainda mamava, e o ofereceu inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor o ouviu.

10 E aconteceu que ao tempo que Samuel oferecia o holocausto, começaram os Filisteus o combate contra Israel; mas o Senhor trovejou aquele dia com um estrondo espantoso sobre os Filisteus, e os aterrou de medo, e foram derrotados pelo encontro de Israel.

11 E os Israelitas saindo de Masfath foram perseguindo aos Filisteus, e os mataram até o lugar que está por baixo de Bethchar.

12 E Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Masfath e entre Sen; e apelidou este lugar, a Pedra do Socorro. E disse: Até aqui nos socorreu o Senhor.

13 E ficaram humilhados os Filisteus, e não ousaram mais vir sobre as terras de Israel. A mão pois do Senhor foi sobre os Filisteus em todo o tempo de Samuel.

14 E foram restituídas a Israel, as cidades que os Filisteus tinham tomado a Israel, desde Accaron até Geth, e seus termos; e Samuel livrou aos Israelitas da mão dos Filisteus, e havia paz entre Israel e os Amorreus.

15 E Samuel julgou a Israel durante toda a sua vida;

16 E ia todos os anos dando volta a Bethel e a Galgala e a Masfath, e fazia justiça nos sobreditos lugares.

17 E depois voltava para Ramatha; porque ali era a sua casa, e ali julgava a Israel; edificou também ali um altar ao Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir