Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 4

(Versículos e sumário)

4 E aconteceu naqueles dias, que os Filisteus se reuniram para sair à campanha; e saiu Israel ao encontro para pelejar com os Filisteus, e acampou-se junto à Pedra do Socorro. Os Filisteus porém vieram a Afec,

2 E se dispuseram para pelejar contra Israel. Travada porém a batalha, deu Israel costas aos Filisteus, e morreram naquele combate dispersos pelos campos perto de quatro mil homens.

3 E depois que o povo tornou para o arraial, disseram os anciãos de Israel: Porque nos destroçou o Senhor hoje diante dos Filisteus? Tragamos para nós de Silo a arca do concerto do Senhor, e venha para o meio de nós para que nos salve da mão de nossos inimigos.

4 Enviou pois o povo a Silo, e trouxeram de lá a arca do concerto do Senhor dos Exércitos, assentado sobre os querubins; e os dois filhos de Heli, Ofni e Fineas, estavam com a arca do concerto do Senhor.

5 E tanto que a arca do concerto do Senhor veio para o campo, rompeu todo o Israel numa grande vozearia, e ressonou a terra.

6 E os Filisteus ouviram a voz do clamor, e disseram: Que gritaria é esta tão grande no campo dos hebreus? E souberam que a arca do Senhor tinha vindo para o campo.

7 E os Filisteus temeram, dizendo: Chegou Deus ao campo. E gemeram, dizendo:

8 Ai de nós! porque os hebreus não estavam com esta alegria nem ontem, nem anteontem; Ai de nós! Quem nos salvará da mão destes deuses excelsos? Estes deuses são os que feriram o Egito com toda a sorte de pragas no deserto.

9 Mas ânimo, ó Filisteus, e portai-vos varonilmente. Não venhais a ser escravos dos hebreus assim como eles também o foram vossos; alentai-vos, e pelejai.

10 Pelejaram pois os Filisteus, e foi derrotado Israel, e fugiu cada um para a sua tenda; e foi sobremaneira grande o destroço; e ficaram mortos de Israel trinta mil homens de pé.

11 E a arca de Deus foi tomada; e os dois filhos de Heli, Ofni e Fineas, foram mortos.

12 No mesmo dia um homem da tribo de Benjamim escapando da batalha, veio correndo a Silo, rasgados os vestidos, e coberta a cabeça de pó.

13 Ao chegar ele, estava Heli assentado numa cadeira, olhando para a estrada. Porque estava o seu coração tremendo de medo pela arca de Deus. Depois que este homem entrou espalhou a notícia pela cidade; e toda a cidade se pôs em lamentáveis brados.

14 E Heli ouviu o ruído dos clamores, e disse: Que ruído de tumulto é este? E o homem chegou a grã pressa, e veio, e deu a notícia a Heli.

15 Tinha pois Heli noventa e oito anos, e os seus olhos tinham cegado, e não podia ver.

16 E disse a Heli: Eu sou o que venho da batalha, e o que escapei hoje do combate. Heli lhe disse: Que sucedeu, meu filho?

17 E o que trazia a nova, respondendo, disse: Israel fugiu à vista dos Filisteus, e houve grande mortandade no povo; além disto também os teus dois filhos, Ofni e Fineas, foram mortos e a arca de Deus ficou cativa.

18 E logo que ele nomeou a arca de Deus, caiu Heli da cadeira para trás ao pé da porta, e quebrando a cabeça expirou. Ele era homem velho e muito avançado em anos; e tinha julgado a Israel quarenta anos.

19 Mas sua nora, mulher de Fineas, estava prenhe, e próxima ao parto; e ouvida a nova de que a arca de Deus ficara cativa, e que seu sogro, e seu marido eram mortos, encurvou-se e pariu; porque de repente foi acometida das dores.

20 E quando ela estava para expirar, disseram-lhe as que estavam de roda ao pé dela: Não temas, pois pariste um filho. Ela não respondeu nada, nem mesmo deu atenção a isto.

21 E chamou Iccabod ao menino, dizendo: Foi-se a glória de Israel. Porque foi cativa a arca de Deus, e pela morte de seu sogro, e de seu marido;

22 E disse: Foi-se a glória de Israel, porque foi cativa a arca de Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir