Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Epístola de S. Paulo a Tito  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1  † 

(Versículos e sumário)

1 Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos escolhidos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade.

2 Para a esperança da vida eterna, que aquele Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;

3 E manifestou em seus tempos a sua palavra pela pregação, que me foi confiada segundo o preceito de Deus Salvador nosso;

4 A Tito, seu amado filho, segundo a fé, que nos é comum, graça e paz da parte de Deus Pai, e da de Jesus Cristo Salvador nosso.

5 Eu pelo motivo que vou a dizer é que te deixei em Creta, para que regulasses o que falta, e estabelecesses presbíteros nas cidades, como também eu to mandei.

6 O que está sem crime, marido de uma mulher que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução, ou que sejam desobedientes.

7 Porque convém que o bispo seja sem crime, como despenseiro que é de Deus: que não seja soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem propenso a espancar, nem amigo de sórdidas ganâncias;

8 Mas que seja inclinado à hospitalidade, benigno, sóbrio, justo, santo, homem de temperança.

9 Que abrace constantemente a palavra da fé, que é segundo a doutrina, para que possa exortar conforme a sã doutrina, e convencer aos que o contradizem.

10 Porque há ainda muitos desobedientes, vãos faladores, e impostores: principalmente os que são da circuncisão.

11 É necessário convencer a estes tais, que transformam casas inteiras, ensinando o que não convém por torpe ganho.

12 Disse um dentre eles, próprio profeta seu: n Que os de Creta sempre são mentirosos, más bocas, ventres preguiçosos.

13 Este testemunho é verdadeiro. Por cuja causa repreende-os asperamente, para que sejam sãos na fé.

14 Não deem ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se apartam da verdade.

15 Para os limpos todas as coisas são limpas, mas para os impuros e infiéis, nada há limpo, antes se acham contaminadas tanto a sua mente, como a sua consciência.

16 Eles confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras; sendo abomináveis, e rebeldes, e reprovados para toda a obra boa.



Citação do livro dos Oráculos de Epimênide (poeta de Creta, ilha do Mediterrâneo, do século VI a.C.).


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir