Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Epístola de S. Tiago  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 5  † 

(Versículos e sumário)

5 Eia vós agora, ó ricos, chorai, dando urros na consideração das vossas misérias, que virão sobre vós.

2 As vossas riquezas apodreceram; e os vossos vestidos têm sido comidos da traça.

3 O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a ferrugem deles dará testemunho contra vós, e devorará a vossa carne como um fogo. Juntastes para vós um tesouro de ira, lá para os dias últimos.

4 Sabei que o jornal, que vós retivestes aos trabalhadores, que ceifaram os vossos campos, clama: e que os seus gritos subiram até aos ouvidos do Senhor dos exércitos.

5 Tendes vivido em delícias sobre a terra, e em dissoluções haveis cevado os vossos corações, para o dia do sacrifício.

6 Condenastes, e matastes o justo, sem que ele vos resistisse.

7 Tende pois paciência, irmão, até à vinda do Senhor. Vós bem vedes como o lavrador na expectação de recolher o precioso fruto da terra, está esperando pacientemente que venham as chuvas temporãs e serôdias.

8 Esperai pois também vós outros com paciência, e fortalecei os vossos corações: porque a vinda do Senhor está próxima.

9 Não vos ressintais, irmãos, uns contra os outros, para que não sejais julgados. Olhai que o juiz está diante da porta.

10 Tomai, irmãos, por exemplo do fim que tem a aflição, o trabalho e a paciência, aos profetas, que falaram em nome do Senhor.

11 Vede que temos por bem-aventurados aos que sofreram. Vós ouvistes qual foi a paciência de Job ( † ) e vistes o fim do Senhor( † ) porque o Senhor é misericordioso e compassivo.

12 Mas antes de todas as coisas, irmãos meus, não jureis nem pelo Céu, nem pela terra, nem façais outro qualquer juramento. Mas seja a vossa palavra: Sim, sim; não, não; para que não caiais debaixo do juízo.

13 Está triste algum de vós? ore; está alegre? cante louvores a Deus.

14 Está entre vós algum enfermo? chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor;

15 E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o aliviará; e se estiver em alguns pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16 Confessai pois os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes salvos, porque a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito.

17 Elias era um homem semelhante a nós outros, sujeito a padecer; e fez oração, para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu. ( † )

18 E orou de novo, e o céu deu chuva e a terra deu o seu fruto. ( † )

19 Meus irmãos, se algum dentre vós se extraviar da verdade, e algum outro o meter a caminho,

20 Deve saber que aquele que fizer converter a um pecador do erro do seu descaminho, salvará a sua alma da morte, e cobrirá a multidão dos pecados.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir