Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Epístola de S. Tiago  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3  † 

(Versículos e sumário)

3 Não queirais, irmãos meus, fazer-vos muitos de vós mestres, sabendo que vos expondes a um juízo mais severo.

2 Porque todos nós tropeçamos em muitas coisas. Se algum não tropeça em qualquer palavra, este é varão perfeito; ele pode também suster com o freio a todo o corpo.

3 E se pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam, também governamos todo o corpo deles.

4 Vede também as naus, ainda que sejam grandes, e se achem agitadas de impetuosos ventos, com um pequeno leme se voltam para onde quiser o impulso do que as governa.

5 Assim também a língua, pequeno membro é na verdade, mas de grandes coisas se gloria. Vede como um pouco de fogo abrasa um grande bosque!

6 Também a língua é um fogo, um mundo de iniquidade. Entre os nossos membros se conta a língua, a qual contamina todo o corpo, e tisna a roda do nosso nascimento, inflamada do fogo do inferno.

7 Porque toda a natureza de alimárias, e de aves, e de serpentes, e de peixes do mar se doma, e a natureza humana as tem domado todas;

8 Porém a língua nenhum homem a pode domar: ela é um mal inquieto, está cheia de veneno mortífero.

9 Com ela louvamos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos aos homens, que foram feitos à semelhança de Deus.

10 De uma mesma boca procede a benção e a maldição. Não convém, meus irmãos, que isto assim seja.

11 Porventura uma fonte lança por uma mesma bica água doce e água amargosa

12 Acaso, irmãos meus, pode uma figueira dar uvas ou uma videira dar figos? Assim uma fonte de água salgada não pode dar água doce.

13 Quem é entre vós outros sábio e instruído? Mostre pela boa conversação as suas obras em mansidão de sabedoria.

14 Mas se tendes um zelo amargo, e reinarem contendas em vossos corações: não vos glorieis, nem sejais mentirosos contra a verdade.

15 Porque esta não é a sabedoria que vem lá do Alto: mas é uma sabedoria terrena, animada, diabólica.

16 Porque onde há ciúme e contenda, ali há inconstância e toda a obra má.

17 A sabedoria, porém, que vem lá de Cima, primeiramente é na verdade casta, depois pacífica, moderada, dócil, susceptível de todo o bem, cheia de misericórdia e de bons frutos, não julga, não é dissimulada.

18 Ora o fruto da justiça se semeia em paz, por aqueles que fazem obras de paz.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir