Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Epístola de S. Paulo aos Hebreus  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 4

(Versículos e sumário)

4 Temamos logo não suceda que, desprezando a promessa que nos foi feita, de entrar no descanso de Deus, haja dentre vós algum que dele seja excluído.

2 Porque tanto a nós foi anunciado, como também a eles: mas a palavra que eles ouviram não lhes aproveitou, não sendo acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido.

3 Porque nós, que temos crido, havemos de entrar naquele descanso, da maneira que disse: Como eu jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso( † ) e Deus fala daquele descanso, que se seguiu à consumação das suas obras na criação do mundo( † )

4 Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo de todas as suas obras.

5 E outra vez aqui: Não entrarão no meu descanso. ( † )

6 Pois porque ainda resta que alguns entrem nele e que aqueles a quem primeiro foi anunciado, não entraram pela sua incredulidade;

7 Assina de novo um certo dia, que ele chama Hoje, dizendo por David tanto tempo depois, como acima se disse: Hoje se ouvirdes a sua voz, não queirais endurecer os vossos corações. ( † )

8 Porque se Jesus lhe houvera dado o repouso, nunca jamais ao depois falaria doutro dia.

9 Pelo que resta um dia de repouso para o povo de Deus.

10 Porque aquele que entrou no seu descanso, esse também descansou das suas obras, assim como Deus das suas.

11 Apressemo-nos pois a entrar naquele descanso, para que nenhum caia em igual exemplo de incredulidade.

12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que toda a espada de dois gumes; e que chega até ao íntimo da alma e do espírito, também às juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.

13 E não há nenhuma criatura que esteja encoberta no seu acatamento, mas todas as coisas estão nuas e descobertas aos olhos daquele de quem falamos.

14 Tendo nós pois aquele grande pontífice, que penetrou os Céus, Jesus, filho de Deus, conservemos a nossa confissão.

15 Porque não temos um pontífice, que não possa compadecer-se das nossas enfermidades, mas que foi tentado em todas as coisas à nossa semelhança, exceto o pecado.

16 Cheguemo-nos pois confiadamente ao trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e de achar graça, para sermos socorridos em tempo oportuno.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir