Bíblia do CaminhoTestamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Epístola de S. Paulo aos Gálatas  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 2  Ee

(Versículos e sumário)

2 Catorze anos depois, subi dali outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito.

2 E subi em consequência duma revelação; conferi com eles o Evangelho que prego entre os gentios; mas [expus] em particular aos que pareciam notáveis dentre eles; por talvez não haver acorrido, ou concorrido a eles em vão;

3 Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo gentio, foi compelido a circuncidar.

4 Fomos porém surpreendidos pelos falsos irmãos, que se intrometeram para explorar nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, a fim de nos reduzirem à servidão.

5 Aos quais nem sequer por uma hora cedemos à sujeição, para que a verdade do Evangelho permaneça entre vós.

6 Mas quanto àqueles que pareciam ser notáveis, quais outrora foram, não me interessa; Deus não aceita a aparência dos homens; porque para mim, os que pareciam ser alguma coisa, nada contribuíram.

7 Mas ao contrário, tendo visto que havia sido creditado a mim o Evangelho [aos gentios] não circuncisos, assim como também a Pedro [os judeus] da circuncisão;

8 (Porque aquele que preparou Pedro para o apostolado da circuncisão, preparou-me também a mim para os gentios).

9 E quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, estenderam-nos a destra [em sinal] de comunhão a mim e a Barnabé, para que nós [fôssemos] aos gentios e eles aos da circuncisão;

10 Recomendando-nos tão somente que nos lembrássemos dos pobres, o que fi-lo também solicitamente.

11 Mas quando Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na face, porque se fez repreensível.

12 Pois antes que chegassem alguns [enviados] por Tiago, ele comia com os gentios; mas assim que eles chegaram, se esquivou, segregando-se, temendo aqueles que eram da circuncisão.

13 E os outros judeus consentiram na sua dissimulação, tanto que Barnabé também foi induzido por eles na dissimulação.

14 Mas quando vi que não andavam corretamente na verdade do Evangelho, disse a Cefas diante de todos: Se tu, sendo judeu, vives gentilicamente e não judaicamente, porque coagis os gentios a judaizar?

15 Nós nascemos judeus, e não de gentios pecadores.

16 Mas como sabemos que o homem não [é] justificado pelas obras da lei, senão pela fé em Jesus Cristo, [por isso] nós também cremos em Cristo Jesus, para nos justificarmos pela fé no Cristo e não pelas obras da lei, porquanto toda carne não [será] justificada pelas obras da lei.

17 Porquanto se nós, querendo ser justificados no Cristo, estivermos também dentre os pecadores, porventura o Cristo será ministro do pecado? Absolutamente.

18 Porque se edificar novamente [a lei] que [pela fé no Cristo] destruí, constituo-me prevaricador.

19 Pois eu, pela lei, estou morto para a lei; a fim de viver para Deus, estou encravado com Cristo na cruz.

20 Mas eu já não vivo; em verdade, o Cristo é que vive em mim. E se agora vivo na carne, vivo na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.

21 Não desprezo a graça de Deus. Porquanto se pela lei [adveio] justiça, logo o Cristo morreu em vão.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir