Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Atos dos Apóstolos  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 18  † 

(Versículos e sumário)

18 Depois disto, havendo saído Paulo de Atenas, chegou a Corinto.

2 E achando ali um judeu por nome Áquila, n natural do Ponto, que pouco antes havia chegado da Itália (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma) e Priscila sua mulher, se uniu a eles.

3 E como eram do seu mesmo ofício, ficou com eles e trabalhavam juntos: (eram artífices de tendas de campanha.)

4 E explanava todos os sábados na sinagoga, interpondo nos seus discursos o nome do Senhor Jesus, persuadindo aos judeus e aos gregos.

5 E quando Silas e Timóteo vieram da Macedônia, Paulo instava em sua pregação, dando testemunho aos judeus de que Jesus era o Cristo.

6 Mas como eles contradissessem e blasfemassem, sacudindo então suas vestes, lhes disse: O vosso sangue seja sobre vossa cabeça; eu estou limpo, desde agora vou para os gentios.

7 E saindo dali entrou em casa de um chamado Tito Justo, temente a Deus, cuja casa vizinhava com a sinagoga.

8 Crispo, que era o príncipe da sinagoga, creu no Senhor com todos os da sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, criam e eram batizados.

9 Disse o Senhor a Paulo à noite numa visão: Não temas, mas fala, e não te cales.

10 Porque eu sou contigo, e ninguém se chegará a ti para te fazer mal, porque tenho muito povo nesta cidade.

11 E se deteve ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

12 Mas sendo procônsul da Acaia, Galião, os judeus de comum acordo se levantaram contra Paulo e o levaram ao tribunal,

13 Dizendo: Este persuade os homens a adorar Deus contrariando a lei.

14 Mas quando Paulo ia se justificar, disse Galião aos judeus: Se isto fosse na realidade algum agravo, ou enormíssimo crime eu vos ouviria, ó varões judeus, conforme o direito.

15 Mas se são questões de palavras e de nomes da vossa lei, resolvei vós mesmos, porque eu não quero ser juiz destas coisas.

16 E assim os mandou sair do tribunal.

17 Todos eles, lançando mão de Sóstenes, então o chefe da sinagoga, espancavam-no diante do tribunal, e a Galião nada disto lhe dava cuidado.

18 Mas Paulo havendo permanecido ali ainda muitos dias, despedindo-se dos irmãos, navegou para a Síria (e com ele Priscila e Áquila) depois de se ter feito cortar o cabelo em Cêncris; porque tinha voto.

19 Chegou a Éfeso e os deixou ali. E tendo entrado na sinagoga, debatia com os judeus.

20 Quando lhe rogaram que ficasse ali com eles mais algum tempo, ele não consentiu.

21 Mas despedindo-se deles, partiu de Éfeso, dizendo-lhes: Outra vez, querendo Deus, voltarei a vós.

22 E descendo a Cesareia, subiu a Jerusalém, saudou a igreja e logo passou a Antioquia.

23 E havendo estado ali por algum tempo, partiu, percorrendo as terras da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos.

24 E veio a Éfeso um judeu por nome Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente, mui versado nas Escrituras.

25 Este era instruído no caminho do Senhor, falava com fervor de espírito e ensinava com diligência o que pertencia a Jesus, conhecendo somente o batismo de João.

26 Este portanto começou a falar com liberdade na sinagoga. Quando Priscila e Áquila o ouviram, o levaram consigo e lhe declararam mais particularmente o caminho do Senhor.

27 E querendo ele ir a Acaia, havendo-o animado a isso os irmãos, escreveram aos discípulos que o recebessem. Ele, tendo ali chegado, foi de muito proveito para aqueles que haviam crido.

28 Porque com grande veemência convencia publicamente aos judeus, mostrando-lhes, pelas Escrituras, que Jesus era o Cristo.



[1] Paulo, Áquila e Prisca: Confira no segundo capítulo da segunda parte de Paulo e Estêvão como foi o encontro e o relacionamento entre Paulo e o jovem casal tecelão.


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir