Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Atos dos Apóstolos  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3  † 

(Versículos e sumário)

3 Pedro e João iam subindo ao templo para a oração à hora nona.

2 E um certo homem coxo desde o ventre de sua mãe era para ali trazido todos os dias, ao qual punham à porta do templo chamada a Especiosa, para que pedisse esmola aos que entravam no templo.

3 Este quando viu que Pedro e João iam entrar no templo, implorou-lhes alguma esmola.

4 Pedro pondo nele os olhos juntamente com João, lhe disse: Olha para nós.

5 Ele os olhava com atenção, esperando receber deles alguma coisa.

6 E Pedro disse: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto te dou: Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda.

7 E segurando-o pela mão direita, o levantou, e no mesmo instante foram consolidadas as bases dos seus pés, e as suas plantas.

8 E dando um salto se pôs em pé, e andava, e entrou com eles no templo, andando e saltando, e louvando a Deus.

9 E todo o povo o viu andando e louvando a Deus.

10 Sabendo que ele era o mesmo que se assentava à porta Especiosa do templo para pedir esmolas, ficaram cheios de espanto, e extasiados pelo que lhe havia acontecido.

11 E tendo ficado junto de Pedro e de João, todo o povo atônito correu em tropel ao encontro deles no pórtico que se chama Salomão.

12 Vendo isto, Pedro disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais disto, ou por que pondes os olhos em nós, como se por nossa virtude ou poder tivéssemos feito andar a este?

13 O Deus de Abraão, e o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob, o Deus de nossos pais glorificou a seu filho Jesus, a quem vós sem dúvida entregastes e negastes perante a face de Pilatos, quando julgou que ele devia ser absolvido.

14 Mas vós negastes ao santo e ao justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida;

15 E assim matastes ao autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.

16 E na fé do seu nome confirmou seu mesmo nome a este que vós tendes visto, e conheceis; e a fé, que há por meio dele, foi a que lhe deu esta inteira saúde à vista de todos vós.

17 E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos magistrados.

18 Porém Deus, o que já dantes anunciou por boca de todos os profetas, que padeceria o seu Cristo, assim o cumpriu.

19 Portanto, arrependei-vos, e convertei-vos, para que os vossos pecados vos sejam perdoados;

20 Para que quando vierem os tempos do refrigério diante do Senhor, e enviar aquele Jesus Cristo que a vós vos foi pregado.

21 Ao qual certamente é necessário que o Céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, as quais Deus falou por boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo.

22 Moisés, sem dúvida, disse: Porquanto o Senhor vosso Deus vos suscitará um profeta dentre vossos irmãos, semelhante a mim; a este ouvireis em tudo o que ele vos disser.

23 E isto acontecerá: Toda a alma que não ouvir aquele profeta, será exterminada do meio do povo. ( † )

24 E todos os profetas desde Samuel, e quantos depois falaram, anunciaram estes dias.

25 Vós sois os filhos dos profetas, e do testamento, que Deus ordenou a nossos pais, dizendo a Abraão: E na tua semente serão abençoadas todas as famílias da terra. ( † )

26 Deus ressuscitando a seu Filho vo-lo enviou primeiramente a vós para que vos abençoasse; a fim de que cada um se aparte da sua maldade.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir