Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Apocalipse de S. João  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 22  † 

(Versículos e sumário)

22 E ele me mostrou um rio da água da vida, resplandecente como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro.

2 No meio da sua praça, e de uma e outra parte do rio, estava a árvore da vida, que dá doze frutos, produzindo em cada mês seu fruto, e as folhas da árvore servem para a saúde das gentes.

3 E não haverá ali jamais maldição; mas os tronos de Deus e do Cordeiro estarão nela, e os seus servos o servirão.

4 E verão a sua face, e o seu nome estará nas testas deles.

5 E não haverá ali mais noite, nem eles terão necessidade de luz de lâmpada, nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará, e reinarão pelos séculos dos séculos.

6 Outrossim me disse: Estas palavras são muito fiéis e verdadeiras. E o Senhor Deus dos Espíritos dos profetas enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que devém acontecer dentro de pouco tempo.

7 E eis aqui. venho à pressa. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

8 E eu, João, sou o que ouvi, e o que vi estas coisas. E depois de as ter ouvido e visto, me lancei aos pés do anjo, que mas mostrava para o adorar.

9 E ele me disse: Vê, não faças tal; porque eu servo sou contigo, e com teus irmãos os profetas, e com aqueles que guardam as palavras da profecia deste livro; adora a Deus.

10 Também me diz: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.

11 Aquele que faz injustiça, faça-a ainda; e aquele que está sujo, suje-se ainda, e aquele que é justo justifique-se ainda; e aquele que é santo santifique-se ainda.

12 eis aqui que depressa virei, e o meu galardão anda comigo para recompensar a cada um segundo as suas obras.

13 Eu sou o Alfa e o Omega; o primeiro e o último, o princípio e o fim.

14 Bem-aventurado aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para terem parte na árvore da vida, e para entrarem na cidade pelas portas!

15 Fora daqui os cães, e os que dão veneno, e os impudicos, e os homicidas, e os idólatras, e todo o que ama e obra a mentira.

16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos dar testemunho destas coisas nas Igrejas. Eu sou a raiz e a geração de David, a estrela resplandecente da manhã.

17 E o Espírito e a Esposa dizem; Vem. E o que ouve, diga: Vem. E o que tem sede venha; e o que a quer, receba de graça a água da vida.

18 Porque eu protesto a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro; que se algum lhe ajuntar alguma coisa, Deus o castigará com as pragas que estão escritas neste livro.

19 E se algum tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, tirará Deus a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

20 O que dá testemunho destas coisas, diz: Certamente que venho logo. Amém. Vem, Senhor Jesus.

21 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.


— Fim do Canon das Escrituras Sagradas Divinamente Inspiradas —



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir