Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Apocalipse de S. João  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 17

(Versículos e sumário)

17 Então veio um dos sete anjos, que tinham os sete cálices, e falou comigo, dizendo: Vem cá e eu te mostrarei a condenação da grande prostituta, que está assentada sobre as grandes águas.

2 Com quem se corromperam os reis da terra, e que tem embebedado os habitantes da terra com vinho da sua prostituição.

3 E me arrebatou em espírito ao deserto. E vi uma mulher assentada sobre uma Besta de cor de escarlata, cheia de nomes de blasfêmias, que tinha sete cabeças e dez cornos.

4 E a mulher estava cercada de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro e de pedras preciosas e de pérolas, e tinha uma taça de ouro na sua mão, cheia de abominação e da imundície da sua torpeza.

5 E estava escrito na sua testa este nome: Mistério! A grande Babilônia, a mãe das devassidões e das abominações da terra.

6 E vi esta mulher embebedada do sangue dos santos, do sangue dos mártires de Jesus. E quando a vi fiquei espantado com uma grande admiração.

7 Então me disse o anjo: Porque te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que leva, e que tem sete cabeças e dez cornos.

8 A besta, que tu viste, era, e já não é, e ela há de subir do abismo, e há de ser precipitada na perdição; e os habitantes da terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde o princípio do mundo) se encherão de pasmo, quando virem a Besta, que era, e já não é.

9 E aqui há sentido que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada; são também sete reis.

10 Morreram cinco, resta ainda um, e o outro ainda não veio; e quando ele vier convém que dure pouco tempo.

11 E a besta, que era, e que já não é; é ela também a oitava; é também uma das sete, e caminha à sua perdição.

12 E os dez cornos, que tu viste, são dez reis; que ainda não receberam reino, mas eles receberão poder como reis, uma hora depois da besta.

13 Estes têm todos o mesmo intento, e darão a sua força e o seu poder à besta.

14 Estes pelejarão contra o cordeiro, e o cordeiro os vencerá; porque ele é o Senhor dos senhores, e o rei dos reis, e os que são com ele, são os chamados, os escolhidos e os fiéis.

15 Disse-me mais o anjo: As águas que tu viste, onde a prostituta está assentada, são os povos, e as nações, é as línguas.

16 E os dez cornos que tu viste na besta; estes aborrecerão a prostituta, e a reduzirão à desolação, e a deixarão nua, e comerão as suas carnes, e queimá-la-ão no fogo.

17 Porque Deus lhes pôs nos seus corações o executarem o que é do seu agrado dele; que é, darem o seu reino à besta, até que se cumpram as palavras de Deus.

18 E a mulher que viste, é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir