Bíblia do Caminho Testamento Redentor

2ª Epístola de S. Pedro  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3  † 

(Versículos e sumário)

3 Esta é já, caríssimos, a segunda carta que vos escrevo, em ambas as quais desperto com admoestações o vosso ânimo sincero;

2 Para que tenhais presentes as palavras dos santos profetas, de que já vos falei, e os mandamentos do Senhor e Salvador, que ele vos deu pelos seus apóstolos;

3 Sabendo isto primeiramente, que nos últimos tempos virão impostores artificiosos, que andarão segundo as suas próprias concupiscências,

4 Dizendo: Onde está a promessa, ou vinda dele? porque desde que os pais dormiram, tudo permanece assim como no princípio da Criação.

5 Mas isto é porque eles ignoram voluntariamente que os céus eram já dantes, e a terra foi tirada fora da água, e por meio da água subsiste pela palavra de Deus;

6 Pelas quais coisas aquele mundo de então pereceu afogado em água.

7 Mas os céus e a terra, que agora existem, pela mesma palavra se guardam com cuidado, reservados para o fogo no dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.

8 Mas isto só não se vos esconda, caríssimos, que um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns entendem; mas espera com paciência por amor de vós, não querendo que algum pereça, senão que todos se convertam à penitência.

10 Virá pois como ladrão o dia do Senhor; no qual passarão os céus com grande ímpeto, e os elementos com o calor se dissolverão, e a Terra e todas as obras que há nela, se abrasarão.

11 Como pois todas estas coisas hajam de ser desfeitas, quais vos convém ser em santidade de vida, e em piedade de ações,

12 Esperando, e apropinquando-vos para a vinda do dia do Senhor, no qual os céus ardendo se desfarão, e os elementos com o ardor do fogo se fundirão?

13 Porém esperamos, segundo as suas promessas, uns novos céus e uma nova Terra, nos quais habita a justiça.

14 Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, procurai com diligência que sejais dele achados em paz, imaculados e irrepreensíveis.

15 E tende por salvação a larga paciência de nosso Senhor; assim como também nosso irmão caríssimo Paulo vos escreveu segundo a sabedoria que lhe foi dada.

16 Como também em todas as suas cartas, falando nelas disto, nas quais há algumas coisas difíceis de entender, as quais adulteram os indoutos e inconstantes, como também as outras Escrituras, para ruína de si mesmos.

17 Vós pois, irmãos, estando já de antemão advertidos, guardai-vos; para que não caiais da vossa própria firmeza levados do erro destes insensatos.

18 Mas crescei na graça, e no conhecimento de nosso Senhor, e Salvador Jesus Cristo. A ele glória, assim agora, como até no dia da eternidade. Amém.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir