Bíblia do Caminho Testamento Redentor

2ª Epístola de S. Paulo aos Coríntios  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 7  † 

(Versículos e sumário)

7 Tendo pois recebido estas promessas, caríssimos, purifiquemo-nos de toda impureza da carne e do espírito, aperfeiçoando nossa santificação no temor a Deus.

2 Recebei-nos! A ninguém temos ofendido, a ninguém temos corrompido, a ninguém temos enganado.

3 Não digo isto para vos condenar, pois já vos declaramos que estais em nossos corações para compartilhar-nos a morte e a vida.

4 Tenho muita fé em vós, e muito me glorifico por vós; estou cheio de consolação, e rejubilo-me em toda a nossa tribulação.

5 Pois quando chegamos na Macedônia, nenhum repouso teve nossa carne, antes sofremos todas as tribulações: combates por fora, temores por dentro.

6 Porém Deus, que consola aos humildes, nos consolou com a chegada de Tito.

7 E não somente com a sua vinda, mas também pela consolação que ele recebeu de vós, tendo-me referido as vossas saudades, vossas lágrimas e o vosso zelo por mim; sem dúvida, para minha maior alegria.

8 Porque se vos entristeci com a minha carta, não me penitencio; se é que penitenciei vendo que aquela carta (ainda que por breve tempo) vos entristeceu.

9 Agora folgo, não porque ficastes contristados, mas porque estais contristados pela penitência. Porque fostes contristados segundo Deus, pois nela nenhum dano recebestes de nós.

10 Porque quando a tristeza é segundo Deus, a penitência na salvação produz equilíbrio; mas a tristeza do século produz a morte.

11 Considerai pois quanto esta mesma tristeza segundo Deus produziu em vós de solicitude, de defesa, de indignação, de temor, de saudade, de cuidado, de desagravo. Vós mostrastes em tudo que não tínheis culpa neste negócio.

12 Portanto, quando vos escrevi, não o fiz por causa do que fez a injúria, nem pelo que a padeceu, mas sim para vos manifestar a solicitude que temos por vós diante de Deus;

13 Por isso nos havemos consolado; mas na nossa consolação alegramo-nos ainda mais pela alegria de Tito, vendo que todos vós contribuístes para restaurar-lhe o espírito.

14 E se em algo tenho-me gloriado de vós com ele, não me confundi; antes, como em tudo que vos temos dito fomos verdadeiros, assim também a glorificação que fizemos de vós a Tito foi verdadeira.

15 E intimamente muito se tem emocionado por vós, quando ele se lembra da obediência que vós todos lhe prestastes, e de como o recebestes com temor e tremor.

16 Alegro-me, porque em tudo confio em vós.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir