Bíblia do Caminho Testamento Redentor

2ª Epístola de S. Paulo aos Coríntios  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3  † 

(Versículos e sumário)

3 Começamos de novo a louvar-nos a nós mesmos? ou temos acaso necessidade (como alguns) de cartas de recomendação para vós ou de vós?

2 A nossa carta sois vós, escrita em nossos corações, que é conhecida e lida por todos os homens.

3 Manifesto é que sois a carta do Cristo, ministrada por nós e não escrita com atramento, mas com o Espírito de Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração.

4 Pelo Cristo, porém, temos tão grande confiança em Deus;

5 Não que sejamos capazes de algo cogitar por nós mesmos, como se [proviesse] de nós, mas a nossa capacidade vem de Deus;

6 O qual também nos fez idôneos ministros do Novo Testamento, não pela letra, mas pelo Espírito, porque a letra mata e o Espírito vivifica.

7 Porquanto, se o ministério da morte, literalmete inscrito na lápide, foi [recebido com tal] glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam olhar para o rosto de Moisés, pela glória do seu semblante, que evanesceu;

8 Como não será de maior glória o ministério do Espírito?

9 Porque se o ministério da condenação foi glorioso, de muito maior glória vem a ser o ministério da justiça.

10 Porque não foi glorificado o que resplandeceu naquela ocasião, à vista da excelente glória.

11 Porque se o que desvaneceu é reputado por glória, de muito maior glória é o que permanece.

12 Tendo pois uma tal esperança, falamos com muita confiança;

13 E não como Moisés, que punha um véu sobre seu rosto, para que os filhos de Israel não fixassem a vista no seu semblante, cuja glória havia de perecer. ( † )

14 Assim o senso deles ficou obtuso; porque até o dia de hoje, no estudo do Antigo Testamento, o mesmo véu permanece não revelado, (porquanto no Cristo é retirado)

15 Pelo que até o dia de hoje, quando leem a Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.

16 Mas quando se converterem ao Senhor, será retirado o véu.

17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor está a liberdade.

18 Nós todos certamente, que vislumbramos revelada a face gloriosa do Senhor, na mesma imagem nos transformamos de claridade em claridade, como [obra] do Espírito do Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir