Bíblia do CaminhoTestamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

1ª Epístola de S. Paulo a Timóteo  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 4  Ee

(Versículos e sumário)

4 Ora, o Espírito manifestamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos de erro e a doutrinas de demônios.

2 Que com hipocrisia falarão mentira, e que terão cauterizada a sua consciência.

3 Que proibirão casarem-se, e que se faça uso das viandas que Deus criou, para que com ação de graças participem delas os fiéis, e os que conheceram a verdade.

4 Porque toda a criatura de Deus é boa, e não é para desprezar nada do que se participa com ação de graças.

5 Porquanto ele se santifica pela palavra de Deus e pela oração.

6 Propondo isto aos irmãos, serás um bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé, e da boa doutrina que até agora seguiste.

7 E despreza as fábulas impertinentes, e de velhas; e exercita-te em obras de piedade.

8 Porque o exercício corporal para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é útil, porque tem a promessa da vida, que agora é, e da que há de ser.

9 Fiel palavra é esta, e digna de toda a aceitação.

10 Pois que isto é que padecemos trabalhos, e somos amaldiçoados, porque esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.

11 Manda estas coisas e ensina-as.

12 Nenhum tenha em pouco a tua mocidade; mas sê o exemplar dos fiéis na conversação, no modo de tratar com o próximo, na caridade, na fé, na castidade.

13 Enquanto eu não vou, aplica-te à lição, à exortação e à instrução.

14 Não desprezes a graça, que há em ti, que te foi dada por profecia pela imposição das mãos do presbitério.

15 Medita estas coisas, ocupa-te nelas, a fim de que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.

16 Olha por ti, e pela instrução dos outros; persevera nestas coisas; porque fazendo isto te salvarás tanto a ti mesmo, como aos que te ouvem.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir