Bíblia do CaminhoTestamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

1ª Epístola de S. Pedro  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 4  Ee

(Versículos e sumário)

4 Havendo pois Cristo padecido na carne, armai-vos também vós outros desta mesma consideração; que aquele que padeceu na carne cessou de pecados;

2 De sorte que o tempo, que lhe resta da vida mortal, ele não vive mais segundo as paixões do homem, mas segundo a vontade de Deus.

3 Porque basta para estes, que no tempo passado hajam cumprido a vontade dos gentios, vivendo em luxúrias, em concupiscências, em temulências, em glutonarias, em excessos de beber e em abomináveis idolatrias.

4 Pelo que estranham muito, que não concorrais à mesma ignomínia de dissolução, enchendo-vos de vitupérios.

5 Os quais darão conta àquele que está aparelhado para julgar vivos e mortos.

6 Porque por isso foi o Evangelho também pregado aos mortos; para que na verdade sejam julgados segundo os homens em carne, mas vivam segundo Deus em espírito.

7 Mas o fim de todas as coisas está chegado. Portanto sede prudentes, e vigiai em oração.

8 E antes de todas as coisas, tende entre vós mesmos mutuamente uma constante caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados. (Pv)

9 Exercitai a hospitalidade uns com os outros sem murmuração;

10 Cada um, segundo a graça que recebeu, comunique-as aos outros, como bons despenseiros das diferentes graças que Deus dá.

11 Se algum fala, seja como palavras de Deus; se algum ministra, seja conforme à virtude que Deus dá; para que em todas as coisas seja Deus honrado por Jesus Cristo; o qual tem a glória e o império nos séculos dos séculos. Amém.

12 Caríssimos, não vos perturbeis no fogo da tribulação; que é para prova vossa, como se vos acontecesse alguma coisa de novo;

13 Mas folgai de serdes participantes das penalidades, de Cristo, para que folgueis também com júbilo na aparição da sua glória.

14 Se sois vituperados pelo nome de Cristo, bem-aventurados sereis; porque o que há de honra, de glória e de virtude de Deus, e o espírito que é dele, repousa sobre vós.

15 Porém nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou maldizente, ou cobiçador do alheio.

16 Se ele porém padece como cristão, não se envergonhe; mas glorifique a Deus neste nome;

17 Porque é tempo que principie o juízo pela casa de Deus. E se primeiro começa por nós; qual será o paradeiro daqueles que não creem no Evangelho de Deus?

18 E se o justo apenas se salvará, o ímpio e o pecador onde comparecerão? (Pv)

19 Assim que também aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus, encomendem as suas almas ao seu fiel Criador, fazendo boas obras.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir