Bíblia do Caminho Testamento Redentor

1ª Epístola de S. Paulo aos Coríntios  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 4  † 

(Versículos e sumário)

4 Portanto, que os homens nos considem por servidores do Cristo, e dispensadores dos mistérios de Deus.

2 Já o que se deseja nos dispensadores, é que eles sejam fiéis.

3 A mim, porém, é de mínima importância o ser julgado por vós ou por qualquer outro homem; pois nem ainda eu mesmo me julgo.

4 Porque, por mim, de nada estou cônscio, mas nem por isso estou justificado; pois quem me julga é o Senhor.

5 Pelo que não julgueis antecipadamente, até que venha o Senhor; o qual não só porá às claras o que se acha escondido nas mais profundas trevas, mas descobrirá ainda o que há de mais secreto nos corações; e então cada um receberá o mérito de Deus.

6 Mas isto, irmãos, entre mim e Apolo, vos transmito por amor de vós; para que aprendais conosco a não ir além do que está escrito, não vos inclinando por um contra o outro.

7 Quem, com efeito, te distingue? Que tens que não o tenhas recebido? Se porém o recebeste, por que te glorias, como se o não tiveras recebido?

8 Vós já estais fartos, já estais ricos; vós reinais sem nós; e praza a Deus que reineis, para também nós reinarmos convosco.

9 Porque entendo que Deus nos tem posto a nós, apóstolos, como os últimos dos homens, como sentenciados à morte, porque somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens.

10 Nós, pelo Cristo, somos estultos e vós sábios; nós somos fracos e vós fortes; vós sois nobres e nós desprezíveis em Cristo.

11 Até esta hora padecemos fome, sede e desnudez; somos esbofeteados e não temos moradas segura.

12 Laboramos, usando nossas próprias mãos; amaldiçoam-nos e bendizemos; sofremos perseguições e suportamos.

13 Nos blasfemam e perdoamos; somos de fato como a imundícia deste mundo, a escória de todos, até agora.

14 Não é para confundir-vos que escrevo isto, mas para prevenir-vos, caríssimos filhos meus.

15 Embora tenhais dez mil instrutores em Cristo, não teríeis todavia muitos pais; porque eu vos gerei em Cristo Jesus, pelo Evangelho.

16 Assim rogo que vós procedais como eu, e eu como o Cristo.

17 Por isso é que vos enviei Timóteo, que é meu filho muito amado, e fiel no Senhor; que vos fará saber os meus caminhos, que estão em Cristo Jesus, conforme ensino em todos os lugares e em todas as Igrejas.

18 Como não estou indo a vós, há entre vós os que se enchem de presunção.

19 Mas brevemente irei ter convosco, se o Senhor quiser; e examinarei, não as palavras dos soberbos, mas a virtude.

20 Porque o reino de Deus não consiste nas palavras, mas na virtude.

21 Que quereis? Irei a vós outros com vara, ou com caridade e espírito de mansidão?



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir